quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Haras Elfar , excelência em Mangalarga Marchador

História :

Competência, conhecimento técnico e controle de qualidade. Este tripé conceitual vem elevando o Haras El Far à condição de referência nacional na criação do cavalo Mangalarga Marchador. Com uma tropa de cerca de 700 animais, cuja qualidade vem sendo comprovada em pista, o Haras El Far consegue promover uma seleção baseada nos mais ricos atributos raciais, tendo como base uma herança genética fortalecida pela presença de sangue oriundo dos mais tradicionais criatórios pilares da raça.
O conjunto desta obra é bem representativo da saga do criador Magdi Shaat, que herdou de seus avós, antigos criadores de cavalos Árabe e Egípcio, o gosto pelo campo e pela criação de cavalos de raça. Esta história, hoje escrita na cidade de Lavras, sul de Minas Gerais e região berço do Mangalarga Marchador, teve início no final da década de 80, por influência de seus familiares.
Ainda com pouco conhecimento sobre a raça, o criador buscou orientação técnica, sem, contudo, obter grandes resultados. Com o passar do tempo, aproximando-se cada vez mais de inúmeros criadores, nas fazendas e nas exposições, Magdi Shaat se convenceu de que sua seleção deveria ser focada na qualidade do andamento. O conhecimento adquirido nesse período o conduziu a escolhas certeiras, investindo fortemente em animais de genética de marcha e em cruzamentos com produtos que demonstravam exuberância morfológica e racial, tendo sempre a marcha como fundamento indispensável.
A aquisição de animais de ponta foi o passo decisivo para a consolidação do criatório, cuja seqüência de trabalho demandava uma equipe altamente especializada. Todo esforço foi realizado para preparar e treinar os funcionários do haras, que foi dotado de uma infra-estrutura também correspondente ao modelo pretendido por Shaat. A equipe hoje conta com veterinários permanentes, tanto para o acompanhamento da reprodução, quanto para clínica. O gerente Hans Norremose supervisiona todo o processo e deposita, na boa formação dos peões, a confiança necessária para o desenvolvimento da criação. Para orientar o trabalho de preparo dos animais para exposição, o haras conta com a consultoria técnica do Centro de Treinamento Eqüestre Mello Vianna.
Tamanha estrutura gerou grandes resultados e a confirmação veio nas pistas. Em muitas ocasiões, os prêmios chegaram, simultaneamente, em exposições distintas, num mesmo final de semana. Para Magdi Shaat, boa parcela desses resultados se deve a uma ousadia na forma de criar. Enquanto a maioria dos criatórios aposta em tropas enxutas, com poucos garanhões, o Haras El Far reúne mais dez reprodutores, além de outros arrendados e em compra de coberturas para cobrir aproximadamente 170 éguas. Os cruzamentos, porém, são precedidos de longos estudos, que passam pela avaliação dos exemplares, mas também pela formação genética de cada indivíduo, evitando-se os equívocos de acasalamento e eventuais pares consangüíneos. Esta forma de criar foi o aprendizado adquirido durante o convívio com criatórios tradicionais de cavalos de raça pelo mundo afora.
O investimento para alcançar a excelência, no Haras El Far, é proporcional ao retorno vislumbrado pelo criador. Porém, acredita Magdi Shaat, o grande retorno é de valor inestimável. São os grandes amigos conquistados e o prazer de ser Mangalarga Marchador.


Haras GQ. O melhor em Quarto de Milha e Paint Horse

O Haras GQ , localizado em Itapetinga - Bahia , a 600 Km da Capital Salvador, cria cavalos da raça Quarto de Milha e Paint Horse a 20 anos , para provas funcionais como: o tambor, a baliza e a vaquejada. VENDA PERMANENTE DE POTROS(AS) QUARTO DE MILHA E PAINT HORSE. Contatos: George Figueira Quadros (77) 3261-1577 / (77) 8821 - 7271